Sustentabilidade
Sustentabilidade
No Frigorífico Pantanal Beef, entendemos que nossa responsabilidade vai além das fronteiras comerciais. Estamos empenhados em promover práticas sustentáveis e em refletir a responsabilidade com a excelência e qualidade de nossos produtos, em todas as vertentes que atuamos.
Nosso compromisso inabalável com a sustentabilidade e a conformidade socioambiental é evidenciado por nossa adesão ao legítimo sistema de monitoramento com a parceria estratégica de empresas especializadas em assessoria em conformidade socioambiental. Além de cumprir regulamentações legais, estamos promovendo a sustentabilidade ao longo da cadeia de suprimentos, reduzindo impactos negativos no meio ambiente e na comunidade.
Decidimos investir significativamente nesse aspecto crucial de nossa operação, reconhecendo a importância de operar de forma responsável e ética. Em colaboração com as empresas contratadas, implementamos uma plataforma parametrizada que segue os protocolos estabelecidos, garantindo eficiência e legitimidade em nosso processo de análise e monitoramento socioambiental de nossos fornecedores diretos de gado.
Estamos orgulhosos de informar que estamos cumprindo integralmente as exigências estabelecidas, garantindo total compatibilidade com as Políticas de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC) e com o Gerenciamento Integrado de Riscos (GIR). Além disso, estamos determinando e implementando rigorosos procedimentos para a gestão do risco de Desmatamento Ilegal associado às nossas operações.
Nossos esforços também incluem a adoção de controles robustos para a Rastreabilidade e o Monitoramento dos Fornecedores Diretos, implementações dos Indiretos, os quais contemplam diversas medidas, tais como:
-
Embargos por Desmatamento Ilegal conforme lista mantida pelo Ibama e pelos órgãos Estaduais de Meio Ambiente aplicáveis;
-
Verificações de sobreposições com polígonos de desmatamento do Sistema Prodes Amazônia/INPE e com Unidades de Conservação, Terras Indígenas homologadas e áreas Quilombolas;
-
Análise de autorizações de supressão de vegetação e sobreposições com propriedades cadastradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR);
-
Verificação de inscrição no Cadastro de Empregadores relacionados ao trabalho análogo à escravidão;
-
Manutenção de registros detalhados das informações da aquisição de animais;
-
Garantia de características intrínsecas suficientes para a integridade dos dados e auditorias por entidades independentes.
Compromisso com a Gestão de Risco na Cadeia de Fornecimento de Gado
Para atender ao normativo SARB 026, a empresa Pantanal divulga seus indicadores de gestão de risco na cadeia de fornecimento de gado referentes ao ano de 2023:
-
1. Volume total de cabeças de gado abatidas; 222.000 (duzentos e vinte e duas mil).
-
2. Volume e percentual de cabeças de gados abatidas Rastreados e Monitorados até os Fornecedores Diretos; 100%.
-
3. Volume e percentual de cabeças de gados abatidas Rastreados e Monitorados até os Fornecedores Indiretos; em andamento.
-
4. Volume e percentual de cabeças de gados abatidas em cumprimento integral com o compromisso, cobrindo Fornecedores Diretos e Indiretos; em andamento.
Ferramentas de Monitoramento Utilizadas
Reconhecendo a importância de aprimorar e implantar a rastreabilidade na cadeia de valor, especialmente entre fornecedores indiretos, a empresa Pantanal Beef está investindo continuamente no engajamento dos produtores rurais, introduzindo ferramentas inovadoras e capacitação. Utilizamos tecnologias avançadas e sistemas de monitoramento para garantir a qualidade e sustentabilidade da nossa indústria, promovendo uma gestão eficiente dos recursos e maior controle sobre a cadeia produtiva, desde a origem do produto até o consumidor final.
-
SMGEO Direto
-
SMGEO Prospec**
-
Visipec**
-
GTFI**
-
PRIMI**
A empresa Pantanal Beef implementa melhorias contínuas em seus processos de monitoramento e possui meta em expandir o controle sobre a cadeia de fornecimento, para incluir fornecedores indiretos de nível 1 até 2025, condicionada à disponibilidade de dados públicos e informações de terceiros.
Este compromisso reflete nosso empenho em criar uma cadeia de fornecimento mais transparente e sustentável, promovendo práticas responsáveis que beneficiem a todos os envolvidos.
Quanto ao volume e percentual de cabeças de gado abatidas rastreados e monitorados até os fornecedores indiretos, o Frigorífico Pantanal Beef elaborou um plano para adesão de rastreabilidade para possibilitar o monitoramento dos fornecedores indiretos que irá possibilitar a obtenção da meta estipulada de monitoramento dos fornecedores indiretos de nível 1 até 2025.
Todas essas ferramentas estão inclusas no plano de rastreabilidade de indiretos da empresa:
- SMGEO PROSPEC: A empresa fará aquisições de vales iniciais para possibilitar a transferência de tecnologia da indústria para o produtor rural, com intuito de proporcionar as realizações das análises socioambientais, de maneira similar a tecnologia usada pela indústria. Assim melhorando o compliance do rebanho existente em cada propriedade ao longo da cadeia.
- Visipec: Foi estabelecida uma parceria e o processo está em andamento com National Wildlife Federation (NWF), a fim de usar a ferramenta que vai fornecer uma visualização atualizada dos dados sobre a contaminação de fornecedores indiretos inconformes, com base nas análises das compras realizadas pelo fornecedor direto, a partir da obtenção e análise das informações dos GTA´s e SICAR.
- GTFI: Reforçando nossas ações, o Frigorífico Pantanal Beef pretende contribuir tecnicamente com o Poder Público, participando ativamente das discussões setoriais junto as entidades, através da nossa entrada no Grupo de Trabalho dos Fornecedores Indiretos (GTFI).
- PRIMI (Programa de Rastreabilidade Individual e Monitoramento de Indiretos): Para reforçar nossos compromissos, estamos buscando parceria com a empresa NS SOLUTION, onde adotaremos o uso da ferramenta e protocolo PRIMI, onde possibilita o monitoramento individual de toda vida do animal até a chegada na indústria, usando a rastreabilidade oficial bovina brasileira, onde cada animal recebe uma numeração individual e única, análises socioambientais e sociais em cada movimentação do animal ao longo de sua vida e tendo todo o processo completo auditado e certificado.
Por fim, a empresa busca serenidade nos processos para viabilizar e desenvolver as práticas sustentáveis, sempre em conformidade com as demandas socioambientais.